ComingOut: um museu de arte antiga nas ruas de Lisboa

ComingOut: Um museu de arte antiga nas paredes de Lisboa

 

Se estiver em Lisboa neste fim-de-semana, fique atento às paredes das ruas. Desde a passada terça-feira estão expostas reproduções de 31 obras-primas da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga pelas ruas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real. Rua Garret, Rua do Alecrim, Rua da Rosa, Rua das Taipas e Rua D. Pedro V são algumas das ruas que recebem esta iniciativa, ganhando ainda mais cor.

ComingOut: Um museu de arte antiga nas paredes de Lisboa

“ComingOut. E se o Museu saísse à rua?” é o nome da mais recente iniciativa do MNAA, inspirado no projecto “The Grand Tour” desenvolvido pela National Gallery de Londres, nos bairros de Convent Garden, Soho e Chinatown.

Em ComingOut as reproduções são de alta qualidade e afixadas nas paredes à escala real e emolduradas como em qualquer museu – caso para dizer que o MNAA saiu literalmente à rua com este projecto.

ComingOut: Um museu de arte antiga nas paredes de Lisboa

Das 31 obras expostas é de destacar o “Retrato do Rei D. Sebastião de Cristóvão de Morais, “Salomé com a Cabeça de São João Batista” de Lucas Cranach, “Senhora das Dores” de Quentin Metsys, e “Virgem com o menino e santos” de Hans Holbein. No entanto, vale a pena fazer o roteiro completo e visitar todas as obras da exposição que se encontram agora num contexto completamente diferente do habitual.

ComingOut: Um museu de arte antiga nas paredes de Lisboa

Mas o MNAA não se fica por aqui nesta original iniciativa. Como não poderia deixar de ser, e uma vez que o museu saiu à rua, o MNAA convida todos os participantes a partilhar a sua experiência ComingOut no Twitter ou no Instagram com a hashtag #ComingOutMNAA. Vale a pena visitar também o Instagram do museu e deliciar-se com as imagens! Por isso este fim-de-semana tem mais do que boas razões para sair de casa e visitar o museu… na rua!

 

ComingOut poderá ser vista nas ruas de Lisboa até ao dia 01 de Janeiro de 2016.

 

Comentários