Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores

Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores

 

A cor é muito mais do que um mero complemento na decoração de interiores, ela assume-se como protagonista e elemento principal na hora de definir o estilo da sua casa. E mais, ela é responsável pelo ambiente de cada espaço, criando diferentes sensações e estados de espírito nas pessoas que o utilizam. Por isso, se não sabe que cor escolher para a sua sala, cozinha ou quarto veja de seguida as regras de ouro para essa tarefa.

 

1. Os tons neutros são fundamentais

Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores Tons neutros como brancos, beges, cinzentos e castanhos são muito importantes na decoração de interiores pois são uma óptima base para qualquer tipo de ambiente e estilo de decoração. Para além disso, são cores que combinam e convivem bem com qualquer tonalidade, dando uma personalidade distinta à casa.

 

2. Apontamentos de cores quentes dão um twist ao espaço

Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores Um pouco de vida na decoração de interiores é muito importante e para isso, basta acrescentar à sua base de tons neutros alguns apontamentos de cor como o vermelho. Mesmo que não seja fã de cores fortes, bastam apenas pequenos apontamentos para transformar completamente o seu espaço: cortinados, almofadas, revestimentos de mobiliário, um cadeirão, um quadro – e veja o seu espaço a mudar!

 

3. As cores frias amenizam o espaço

Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores Tons frios e claros tornam os espaços mais leves e tranquilos e são um óptimo aliado na decoração de interiores para quebrar com uma decoração mais pesada. Se a sua preferência não vai ao encontro das cores quentes, as cores frias podem ser uma óptima solução para complementar espaços neutros sem cansar.

 

4. Tons escuros dão aquele toque de sofisticação

Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores O preto, castanho e cinzento escuro são óptimos aliados para dar aquele toque de sofisticação na decoração de interiores. Mas atenção: se optar por este tipo de decoração, escolha sempre um elemento mais neutro para contrastar como um tapete bege, uma peça de mobiliário mais clara, criando assim contraste e luminosidade no espaço.

 

5. Tons pastel ajudam a dar mais descontração

Decoração de interiores: 5 regras para combinar cores Os tons pastel são óptimos para quebrar a severidade de alguns ambientes mais clássicos sem perder o charme e elegância. Se este é o seu caso, opte pelos tons pastel combinados com cinzentos e tons de madeira para uma decoração de interiores mais descontraída.

 

Comentários