Decoração de interiores de sonho: 6 estilos diferentes para a sua casa

Decoração de interiores de sonho: 6 estilos diferentes para a sua casa

 

No que toca à decoração de interiores parece existir um consenso: todos nós gostamos de um espaço confortável que cumpra não só os requisitos funcionais do dia-a-dia mas que seja também aquele refúgio ao qual realmente chamamos de lar.

E se escolher mobiliário de qualidade, uma boa iluminação para a casa e acessórios funcionais podem fazer toda a diferença, também é certo que isto não é suficiente. Para cada um de nós existe um tipo de casa ideal, o que torna a decoração de casas e a própria arquitetura tão vastas (e interessantes!) porque deverão sempre refletir o estilo e a personalidade de quem vive na casa.

Por isso antes de decorar a sua casa, damos-lhe um conselho: escolha qual o estilo de decoração de interiores que mais se adequa à sua personalidade. A partir daí decorar a casa será muito mais simples!

 

 

Decoração de interiores clássica

Decoração de interiores clássicaÉ um tipo de decoração de interiores que nunca saiu de moda e que, se bem trabalhada pode trazer muita sofisticação e requinte à sua casa. Se você é fã das linhas elegantes, da decoração rica em detalhes com especial destaque aos materiais nobres, então o estilo clássico é para si.

A decoração de interiores clássica deve andar sempre de mãos dadas com a própria arquitetura da casa pois requer espaços amplos e com pé direito alto para acolher o mobiliário clássico, também ele sumptuoso e elegante. Para além disso, os próprios tectos, rodapés e paredes são também ornamentados, o que exige todo um trabalho na estrutura da casa.

A ornamentação é muito valorizada neste tipo de decoração de interiores e tudo é trabalhado em harmonia: do mobiliário às cortinas, passando pelos tapetes, almofadas, candeeiros e acessórios, tudo é trabalhado com o máximo detalhe.

Se quer decorar a sua casa com o estilo clássico, fica aqui a nossa sugestão: use e abuse dos materiais nobres como madeiras (o carvalho, faia e cerejeira são as mais usadas), porcelanas, cristais, bronzes e tecidos trabalhados como bordados, sedas e veludos.

E não se esqueça da cor: as cores usadas neste tipo de decoração de interiores são geralmente sóbrias e bastante sólidas como é o caso do castanho, do verde e azul escuro, do vermelho e do preto. Para equilibrar, combine-as com tons mais suaves como bege, creme e branco e apontamentos de dourado e bronze que poderão estar presentes nos ornamentos como molduras de espelhos e quadros, puxadores e outros objectos decorativos.

 

 

Decoração de interiores contemporânea e moderna

Decoração de interiores contemporânea e modernaSe adora ambientes práticos, simples e clean, então deverá optar pelo estilo contemporâneo ou moderno – pois apesar de similares, estes dois estilos de decoração de interiores não são a mesma coisa.

O estilo moderno surgiu com movimentos como a Bauhaus ou o Design Escandinavo do início do século XX que trouxeram a simplicidade e a função para as casas, sendo mais restrito em termos de regras do que o estilo contemporâneo. A decoração de interiores contemporânea surgiu um pouco mais tarde, nos anos 70, e apesar de ter algumas influências do estilo moderno, incorporou também outros estilos que o tornaram menos rígido.

Na decoração de interiores moderna são valorizados materiais novos, linhas fortes e mobiliário minimalista. O branco e os tons claros são as cores de eleição, sendo que as texturas e as expressões artísticas são deixadas para segundo plano. Aqui reina a funcionalidade. Já a decoração de interiores contemporânea é mais despojada e adora cor, apontamentos de arte e linhas suaves.

Em ambos os casos, deverá sempre optar por mobiliário de linhas rectas, sem ornamentos ou formas complicadas e poucos objectos decorativos – aqui o importante é ter peças com qualidade que se destaquem. Tanto a iluminação natural como a artificial são também um factor chave neste tipo de decoração de interiores: janelas, claraboias e candeeiros passam assim a ter um grande protagonismo em casa.

As cores base são neutras, entre o castanho, o cinzento, o azul-escuro, o preto e o branco – e se optar por um estilo mais contemporâneo, complemente-as com um toque de cores mais vibrantes como o vermelho, o laranja ou verde.

 

 

Decoração de interiores chic casual

DecoracaoInterioresChicCasualSe adorava ter o conforto e aconchego da casa da avó mas com aquele twist dos dias de hoje, então este estilo é para si.

Cores neutras, sofás espaçosos e confortáveis, muitas almofadas e tecidos suaves é o que mais caracteriza este estilo de decoração de interiores que convida a desfrutar a casa sem medos e sem formalidades.

O mobiliário privilegia as madeiras, sendo muitas vezes pintado em tons claros para conferir mais harmonia à casa. Cortinas leves e tecidos com padrões ou floridos complementam este ambiente caseiro onde tudo parece ser feito à mão com muita mestria.

Aqui não existem regras quanto aos objectos de decoração: use e abuse das suas molduras, das fotografias que mais gosta, dos objectos que para si são mais especiais – o centro deste estilo de decoração de interiores é você que trará toda a vida à casa.

 

 

Decoração de interiores rústica

Decoração de interiores rústicaLeve a casa de campo ou da montanha para a sua casa e invista numa decoração de interiores rústica – acolhedora e aconchegante, é ideal para fugir do stress do dia!

E se pensa que uma decoração rústica tem que ser necessariamente antiga, engana-se. É perfeitamente possível criar uma decoração de interiores actual num estilo rústico, misturando peças de decoração modernas com acabamentos que darão aquele toque à sua casa.

A pedra, as vigas expostas da própria arquitetura da casa e as madeiras são os elementos chave neste tipo de decoração que vê nas imperfeições dos materiais uma forma natural de realçar o seu estilo. O pinho é uma das madeiras mais usadas neste tipo de decoração de interiores, podendo conjugar vários tipos de madeiras diferentes no mobiliário e nos pisos, criando diferentes texturas e tons na casa.

Para complementar, os tons claros devem também ser explorados, com prioridade para os tons terra e pastel suave. Aproveite também todo o potencial dos objectos decorativos: cestos, cerâmicas, relógios de parede, quadros, tudo irá contribuir para criar uma decoração de interiores rústica perfeita!

 

 

Decoração de interiores minimalista

Decoração de interiores minimalistaLivre-se do excesso e viva apenas com o essencial – é este o lema da decoração de interiores minimalista. Aqui reina uma decoração cuidada e funcional onde cada detalhe é pensado de forma a trazer um verdadeiro equilíbrio para dentro de casa.

Na decoração de interiores minimalista, a organização é fundamental e cada objecto tem o seu lugar, devendo ser guardado quando não está a ser utilizado.

A própria arquitetura do espaço deve contribuir para este estilo, aproveitando ao máximo os recursos de luz natural da casa. Numa casa minimalista os espaços devem ser claros para engrandecer o espaço e para isso, a palete de cores também irá contribuir: com predominância de branco, poderá fazer jogos de cor com tons como preto e cinzento, incluindo também alguns apontamentos de tons neutros em doses bem medidas.

O espaço deve ser o elemento dominante neste tipo de decoração de interiores por isso, o mobiliário deve ser clean, de linhas rectas em tons neutros e com o mínimo de acessórios possível. Também as cortinas e tapetes passam para segundo plano, optando-se muitas vezes por persianas lisas no mesmo tom da parede (ou num tom que crie um pequeno contraste) e tapetes pontuais em locais estratégicos que possam também criar harmonia cromática no espaço. E claro, os objectos de decoração devem também ser pontuais, sendo aplicados pensando sempre que não devem encher o espaço mas sim complementá-lo – são eles que na maioria das vezes poderão trazer os apontamentos de cor, incluindo uma moldura na parede, um relógio, um livro sobre a mesa, uma jarra.

 

 

Decoração de interiores romântica

Decoração de interiores românticaDelicada, suave e elegante, a decoração de interiores romântica está longe de ser apenas um estilo feminino por isso, se bem projectado, poderá agradar qualquer pessoa em sua casa.

Baseando-se na decoração de interiores clássica, o estilo romântico vai mais além e torna-se mais leve ao introduzir os padrões, os floreados e tons mais claros como o branco e os tons pastel na decoração – que podem ser contrastados com apontamentos de cores mais fortes como o amarelo, azul ou vermelho.

É comum o uso de mobiliário antigo restaurado onde os tons escuros da madeira e os dourados dão lugar ao branco, ao bege e aos forros coloridos. Os tecidos, as rendas, os folhos são também essenciais neste tipo de decoração de interiores que dá especial relevância aos padrões – florais, listados, axadrezados, tudo vale na hora de transformar o espaço.

O estilo romântico dá também especial valor à decoração dos quartos: as camas são sempre imponentes, com cabeceiras forradas com tecidos que complementam a colcha e as almofadas, não podendo também faltar o tradicional dossel.

No fim, opte por complementar o espaço com objectos decorativos como molduras, caixas em tecido, arranjos florais e espelhos – tudo pensado ao pormenor para criar uma decoração de interiores romântica perfeita.

 

Comentários