Dia mundial da criança… com design!!!

DISCOVOLANTE1-600x700

Após a 2ª Grande Guerra, muitos países viveram uma crise profunda. Crianças órfãs, muitas delas sem saber ler ou escrever, eram obrigadas a trabalhar em condições de exploração total, sem alimentação adequada numa pobreza que assolava grande parte dos países Europeus, Médio Oriente e  China. Foi em 1946 que se deu o primeiro passo em favor dos mais novos – alguns países da Nações Unidas deram origem à criação da UNICEF. Mesmo assim, e durante os 4 anos seguintes a situação precária das crianças manteve-se. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs á ONU que se dedicasse um dia do ano só aos petizes. Após a criação do Dia Mundial da Criança, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram a todas as crianças, independentemente do sexo, religião, raça ou cor, os seguintes direitos:

Afecto, amor e compreensão

Alimentação adequada

Cuidados médicos

Educação gratuita

Protecção contra todas as formas de exploração

Crescer num clima de paz e fraternidade universais

Hoje, felizmente, em grande parte dos países estes direitos estão consagrados. É por isso um dia feliz, um dia único e especial que todos devemos alegremente celebrar.

Por isto mesmo, e em jeito de festa e celebração, vamos hoje falar de alguns ícones de design criados especialmente para os mais novos. 

Começamos pela Kartell, que nunca desilude na hora da brincadeira. Apresentamos o H-Horse, uma criação de Nendo que está disponível em quatro cores. Este moderno e futurista cavalo de baloiço, encaixa em qualquer parte da sua decoração.

H-Horse

H-Horse

Depois, para o quarto de brincar ou de dormir, a iluminação – Small FL/Y. Um candeeiro de Ferruccio Laviani, com cinco desenhos e cores diferentes. Uma óptima opção para colorir os dias e as noites.

Kartell-Fly-Kinderzimmerleuchte-transparent-Ambiente-family

Small FL/Y

A colecção Tip Top e Small Louis Ghost de Philippe Starck é já uma presença indispensável em muitas salas de brincar. Para pintar, colar, cortar e tornar a pintar.

Tip Top e Small Louis Ghost

Tip Top e Small Louis Ghost

Ainda da Kartell, o fabuloso Discovolante de Piero Lissoni. Ficaria bem em qualquer garagem de adulto. Criação simples mas brilhante. Uma delícia para todas as crianças.

DISCOVOLANTE1-600x700

Discovolante

De seguida falaremos de algumas das inúmeras peças que a Magis dispõe para o mundo de encantar. Começamos pelo Abstract Bird de Eero Aarnio. Apresentado em 2015, este pássaro de traço infantil, promete horas de divertimento e uma decoração sem limites. É bom sonhar!!!

Abstract Bird

Abstract Bird

Cansou-se do velho cavalo de baloiço em madeira mas quer manter o desenho clássico que o remonta a lembranças felizes? Apresentamos-lhe o Rocky. Com desenho de Marc Newson, a função manteve-se pelos tempos.

Rocky

Rocky

Para apreciar a Natureza e todo o seu esplendor, nada melhor que poder transportar a hora de brincar lá para fora. Assim nasceu o Nido, com desenho de Javier Mariscal, para colorir ainda mais o seu jardim.

Nido

Nido

Por último, não poderíamos deixar de falar em toda a colecção da Nobodinoz. Preparada especialmente para crianças, transporta-nos para o mundo da fantasia. Cores, padrões e formas que os pequenos jamais esquecerão. Pormenores para uma infância verdadeiramente encantada.

Nobodinoz

Nobodinoz

Quanto a nós, já sabe – continuaremos a criar como crianças que vivem cada momento como de o último se tratasse.

A vida não dura para sempre. Seja criança, seja feliz!

Rui e Tiago Vilaça

Comentários