Guia Férias Design. 1ª paragem: Milão, a capital do design

Guia férias design: 1ª paragem, Milão

Adora design e já está a planear as próximas férias? Então guarde bem este guia – durante as próximas semanas vamos mostrar-lhe todos os lugares a não perder nos maiores centros de design do mundo. Restaurantes, museus, galerias, hotéis, tudo para tornar a sua estadia inesquecível. Hoje aterramos em Milão, a capital da moda e do design. Inspirado? Então sente-se connosco e boa viagem!

É impossível falar em Milão sem falar em design – todos os anos em Abril a cidade é invadida por profissionais do mundo inteiro para mais uma edição da Semana do Design, uma celebração única que vai muito além dos limites da feira: o design toma conta da cidade nestes dias com os inúmeros eventos paralelos que fervilham em toda a parte. Mas Milão é muito mais do que a Semana do Design – nesta cidade respira-se design 24 horas por dia, 365 dias por ano. Confira de seguida todos os lugares a não perder na belíssima capital do design.

 

Triennale di Milano
Triennale di Milano
Um dos espaços mais icónicos de Milão, a Triennale não só tem uma vasta programação na área da arquitetura, artes visuais, artes decorativas, moda, cinema e comunicação, como também alberga o fabuloso Triennale Design Museum – com uma vasta colecção permanente e exposições temporárias muito interessantes, poderá ficar a conhecer tudo sobre a história do design italiano. No fim, aproveite para conhecer a livraria recheada do espaço e o Design Café do arquitecto Michele De Lucchi.

 

Studio Museo Achille Castiglioni
Studio Museo Achille Castiglioni
Um nome que dispensa apresentações – neste espaço terá oportunidade de conhecer o local de trabalho de Achille Castiglioni, um dos maiores designers do século XX. O espaço está sob a supervisão de Giovana Castiglione, filha do designer.

 

Superstudio
Superstudio
Um espaço polivalente que mistura tudo o que de melhor existe. Criado por Flavio Lucchi, conhecido editor de moda e diretor de arte da Condé Nast, o Superstudio é museu, estúdio fotográfico e editora, albergando ainda concertos, desfiles de moda, exibições de filmes e exposição de objectos e livros.

 

Spazio Rossana Orlandi
Spazio Rossana Orlandi
Um espaço de referência para os amantes do mobiliário, o Spazio Rossana Orlandi funciona como loja, showroom e galeria. Aqui tudo se funde num bom gosto único: móveis contemporâneos convivem com peças vintage, novos talentos se reúnem com os mais famosos nomes do design mundial como Nacho Carbonell, Patrícia Urquiola e Alvar Aalto.

 

10 Corso Como
10 corso como
Este é um dos lugares mais icónicos da cidade e acredite, quando entrar aqui não vai querer sair tão cedo. Para além de uma loja de roupas, design, arte e cultura em geral, o espaço idealizado por Carla Sozzani conta ainda com uma galeria (Galleria Carla Sozzani), uma livraria, um café/restaurante e também um pequeno hotel de 3 quartos, o 3 Rooms.

 

Design Supermarket La Rinascente
Design Supermarket La Rinascente
Localizado no piso inferior da department store La Rinascente, o Design Supermarket é daqueles lugares onde dá vontade de levar tudo: são 2 mil metros quadrados de produtos de iluminação, móveis e todo o tipo de acessórios para casa e escritório. Aqui encontrará as últimas criações da Alessi, Kartel, Terence Conran, Cuisinart entre outras referencias do design.

 

E no final, depois de aventurar-se pelo fantástico mundo do design, nada melhor do que parar e apreciar uma boa refeição. Para uma paragem rápida ao almoço opte pelo Café Marc Jacobs. À noite entre no fabuloso mundo Dolce&Gabbana no restaurante Gold. E buona sera!

 

Leia também: Guia Férias Design. 2ª paragem: Londres, na vanguarda do design. // Guia Férias Design. 3ª paragem: Paris, a eterna elegância. // Guia Férias Design. 4ª paragem: Nova York, onde tudo acontece

 

Comentários