Há peixe na praça!!!

IMG_1835

E eis que chegou um pedacinho de Verão! Sol, uma amostra de calor e uma vontade imensa de avançar dois meses no calendário. Carro cheio, filhos aos gritos no banco de trás e lá vamos numa de inúmeras tentativas, procurar nas vilas pesqueiras deste nosso Portugal, o que há muito não encontramos – genuinidade!

E foi assim num fim de semana destes que descobri uma das maiores preciosidades da nossa costa. O mar, como diria Vinicius, “engarrafado” num balcão de gente boa, de gente simples – gente da nossa terra!

IMG_5051

A nossa costa!!!

Peixe e marisco cujo nome nem conhecia..e do mar!, (e quando digo do mar, é porque era mesmo do mar) e um sorriso que nos aquece a alma e nos lembra o porquê de ser português do Norte!

FullSizeRender

Sérgio Silva segura um lavagante da nossa costa com 5kg!

 

Costa acima, lá encontrei a vila de Caminha (bem perto da afamada praia de Moledo) e a medo, com reservas, lá entrei no Mercado Municipal. Foi lá que encontrei o bem disposto e simpático Sérgio Silva. Se os houvesse, chamar-lhe-ia mestre de mar, marisco e peixe! E depois uma montra de arregalar os olhos! Um atendimento irrepreensível! No meio da minha ignorância lá fui perguntando, apalpando e descobrindo todo um mundo novo! Eu, que me julgava mais ou menos entendido na matéria (como todo o bom cozinheiro amador), fui totalmente surpreendido pelas espécies, receitas e frescura!

FullSizeRender[1]

Peixe do mar…fresquíssimo!

A seguir á compra uma das maiores surpresas: a embalagem de madeira! Peixe e marisco preparados ao pormenor e embalados sem cheiro, sem sujidade…e com muita pinta!!!

FullSizeRender[3]

Lavagante em caixa de madeira

Recomendo! Há mesmo peixe na praça! E é sublime! Ainda por cima, contou-me um “passarinho” lá do mercado, pode chegar, muito em breve, às minhas duas queridas cidades: Braga e Guimarães. Fico ansioso!!!

 

Comentários