Iluminação em casa: o que deve ter em conta ao construir a sua

Iluminação em casa

Se adora decoração e está a planear construir a sua casa, existe um factor que não pode de todo descurar: a iluminação. Uma boa ou má iluminação em casa podem alterar completamente o ambiente do seu espaço, independentemente da escolha do mobiliário e da decoração em si – por isso, o mais importante a ter em conta será a idealização da mesma durante o projecto de arquitectura e durante o projecto de decoração. Afinal, quais são os pontos fundamentais a ter em conta para uma boa iluminação?

 

1. A iluminação natural – aproveite ao máximo

Em primeiro lugar, é preciso saber usar as potencialidades da iluminação natural. Ao rasgar as paredes com painéis de vidro conseguirá não só trazer luz natural para a sua casa como também envolvê-la com o meio ambiente. Um óptimo exemplo é a clássica Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright.

Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright

Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright

 

2. A iluminação artificial – planeando de acordo com cada espaço da casa

Depois, é preciso planear a iluminação artificial, adaptada a cada espaço e ambiente da casa. O uso de candeeiros, lâmpadas e diferentes focos de luz deve ser trabalhado de forma a tornar os espaços confortáveis, servindo as diferentes funções e utilizações de cada área da casa.

Projecto Flos

Projecto residencial Flos.

Em espaços pequenos a iluminação deve ser abundante, discreta mas não excessiva, trabalhando jogos de luzes indirectas e directas e em concordância com cores claras para tornar o espaço mais amplo. A luz indirecta pode ser usada para iluminar a parte de trás de nichos, estantes e espelhos de forma a aumentar o espaço.

Projecto residencial Marset.

Projecto residencial Marset.

Já em espaços amplos, o ideal será dividi-lo em ambientes distintos e integrados entre si: neste caso, é possível instalar diversos candeeiros de funcionamento independente, como candeeiros de mesa e modelos de pé que irão servir diversas funcionalidades. O jogo com as cores escuras poderá ser um aliado para tornar o espaço mais aconchegante.

Projecto residencial Foscarini.

Projecto residencial Foscarini.

E lembre-se: um candeeiro poderá não só servir a sua funcionalidade como também dar um toque de elegância à sua casa – Flos, Artemide, Foscarini, Marset, FontanaArte, andtradition, Established & Sons, Tobias Grau, Ingo Maurer, Oluce, Deltalight são apenas algumas marcas que com certeza trarão à sua aquele toque especial na iluminação.

 

 

Comentários