Museu Kartell: uma viagem ao mundo do design em Milão

Museu Kartell: um espaço dedicado ao design em Milão

 

Se adora o design inovador da Kartell, está na hora de planear a próxima viagem a Milão para visitar o fantástico Museu Kartell, um espaço onde criatividade e design andam lado a lado.

Criado em 1999 por Claudio Luti para o 50º aniversário da empresa, o Museu Kartell tem como objectivo a conservação, promoção e valorização dos ideais da marca, bem como do seu património cultural material e não material. Localizado na fábrica Kartell em Noviglio, às portas de Milão, foi projetado pelos arquitetos Anna Castelli Ferrieri e Ignazio Gardella, sendo actualmente considerado um dos exemplos mais interessantes da arquitetura industrial na Lombardia.

Museu Kartell: um espaço dedicado ao design em Milão

Com uma colecção sempre em constante evolução, o Museu Kartell conta com mais de 8.000 objetos, 5.000 desenhos e 15.000 fotografias, criando um conjunto que recria uma imagem precisa da evolução da história e a produção da Kartell, os materiais plásticos adotados, as tecnologias de produção e as estratégias de comunicação e de distribuição utilizadas ao longo dos 65 anos de vida da marca.

Museu Kartell: um espaço dedicado ao design em Milão

Museu Kartell: um espaço dedicado ao design em Milão

Acessórios de automóveis, utensílios domésticos, lâmpadas, artigos de laboratório e mobiliário são o grande destaque da exposição permanente do Museu, que foca a evolução de prodoutos de design italiano que têm contribuído para mudar a paisagem doméstica, entrando no nosso dia-a-dia.

Museu Kartell: um espaço dedicado ao design em Milão

Para o seu 15º aniversário o Museu Kartell foi radicalmente re-projetado para contar toda a história da empresa entre 1949 e 2015 contanto não só com a sua exposição permanente mas também com uma nova área de exposição na entrada do piso térreo, que alberga as exposições e instalações temporárias, além de projetos especiais e culturais promovidos pela marca nos últimos anos.

Se a viagem a Milão ainda não está para breve, vale a pena fazer uma tour vitual pelo museu no site da marca. Boa viagem!

 

Comentários