Um carro futurista num tributo da Renault à arte de Le Corbusier

Um carro futurista num tributo da Renault à arte de Le Corbusier

 

Charles Edouard Jeanneret-Gris é o nome de batismo daquele que foi considerado um dos maiores arquitetos do século XX: Le Corbusier. Autor de obras que inspiram milhares de pessoas em todo o mundo, este é um verdadeiro homem das artes com provas dadas, não só na arquitetura, mas também na pintura e na escultura. Este ícone da arquitetura, também conhecido pelos seus óculos redondos de aros escuros, foi agora homenageado pela conhecida marca de automóveis Renault, através da criação de um carro protótipo.

Um carro futurista num tributo da Renault à arte de Le Corbusier

Para celebrar os cinquenta anos da morte de Le Corbusier, a Renault inaugurou uma exposição que pode ser visitada até ao dia 20 de março de 2016 na conhecida Villa Savoye, um dos maiores ícones da arquitetura moderna no século XX. Em conjunto com a residência Farnsworth e a Casa da Cascata, a Villa Savoye forma uma tríade de construções paradigmáticas das diferentes tendências da arquitetura moderna que surgiram no início daquele século.

Um dos grandes destaques desta acção é a criação do Coupé Corbusier, um carro elegante e comprido com um capot longo, com uma área de vidro estreita, arcos das rodas traseiras pronunciados e portas articuladas na parte traseira. Detentor de um conceito futurista, o modelo é marcado pela elegância e simplicidade: um verdadeiro carro do século XXI inspirado na idade de ouro (década de 30) do automóvel moderno.

Um carro futurista num tributo da Renault à arte de Le Corbusier

A par da elegância e simplicidade, o Coupé Corbusier teve a sua inspiração nos princípios e teorias modernistas do maior arquiteto francês do século XX: Le Corbusier. A estética agradável, a elegância geométrica e a mestria da luz são alguns dos princípios presentes em toda a construção do protótipo.

A Renault afirma que a equipa responsável pelo projeto “está orgulhosa de homenagear o arquiteto e designer visionário que reinventou a arquitetura e a tornou amplamente acessível ao público” e convida todos os apaixonados por arte e arquitetura moderna a visitar a exposição.

Sem dúvida um evento a não perder nos arredores de Paris, em Poissy!

 

Comentários